O Porto é lindo, tem uma arquitetura antiga e medieval que fala sempre de batalhas e igrejas. Com uma população de aproximadamente 250 mil pessoas, tem o Rio DOURO a dividir a cidade velha da cidade nova.
Onde se pode ver em Gaia, as CAVES de Vinho do Porto, que hoje recebe turistas para visita, degustação e compra dos tradicionais vinhos TAWNY, RUBY, BRANCO, Latle Bottle Vintage, Vintage, envelhecidos em Carvalho Frances e outros que já não lembro o nome mais. Tem o Branco Lagrima também, que não era meu preferido, pois a caracteristica deles é ser meio licoroso e esse pecava no aspecto doce! Meu preferido eram os Tawnies e Rubis. Obviamente o Rubi era mais vermelho e menos encorpado.
As linhas LBV e VINTAGE era saborosissimos e caros. Haviam caves que abrigavam vinhos de até 1 milhão de euros com linhagens perfeitas em conservação em garrafas empoeiradas ao fundo suas adegas. Os vinhos normais Alentejanos e do Douro, tinham os melhores nacionais.
E nós no Brasil, só conheciamos o PERIQUITA, né? Foi então que eu descobri, o que era tomar vinho como NUNCA na minha vida. Barato, diaramente e aos montes. Nunca perdi o hábito. Só bebo menos no Brasil, por causa do Clima e porque aqui é sempre mais caro, além de não poder contar com os vinhos nacionais tendo que adquirir o chilenos e argentinos!
O Rio Douro divide a cidade é possui 6 pontes importantes. A ponte Dom Luis é a mais conhecida. Não pode-se deixar de ir na Casa da Musica, na praia de Matosinhos, a Torre dos Clérigos com o antigo portugal à volta dos panos pendurados nas janelas e os parques.
Falar do Porto é muito extenso porque lá tive morando por mais tempo, e em outras postagens posso falar mais.
Em uma outra oportunidade fui à Lisboa, que impressiona com o Rio Tejo, a Torre de Belem, O Mosterio de Sao Bento, o Estadio do Benfica e outras cositas.
No entanto pude ainda conhecer Sintra, que é maravilhosamente medieval e tem importantes castelos, dentre eles o Castelo Mouro e outras cidades como Mafra, Cascais, etc permeiam uma bela paisagem com longas estradas com uma incrivel qualidade estrutural.
Seguindo o país para o SUL, acabei por conhecer um pouco de toda aquela fascinante terra, e depois em outras oportunidades conheceria muito mais cidades. Foi então que me apaixonei e me encantei no caminho, com a charmosa BEJA, onde nunca esquceci.
Era um caminho que me levava para a realização de um sonho. mas eu vivia um dia de cada vez e cada coisa que acontecia era uma caminhada cheio de adoraveis surpresas.
Todos à caminho da sonhada e romantica ANDALUCIA, na Espanha que irei escrever com total emoção na próxima postagem. Continuem acompanhando essa aventura.