sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Norge - Norway - Noruega (Frederickstad, Oslo)

Minha passagem pela Noruega foi rapida, mas o suficiente para me instigar e aprofundar num estudo pessoal que eu fazia na época sobre os Vikings. Seria fascinante poder pisar no solo deles e ver de perto detalhes e minúcias daquele que seria o palco de lutas nórdicas por sobrevivência, terras e mulheres.

Me recordo de visitar primeiramente a cidade de Frederickstad (video abaixo gravado por um conhecido portugues, colega nosso de passeio), onde é possivel dar um olhar panorâmico do local onde estávamos do pequeno vilarejo pueril e gelado, que abrigava castelos e fortes. 
Seguramente, a cidade não fazia parte do presente, pois se sentia deslocado no tempo e então depois de apreciá-la fomos rumo à imponente capital - Oslo.
Casal de amigos de Portugal
Fomos de carro mas paramos na estação de trem de Oslo, e paramos nas lojas de Souvenir onde pude comprar canecas, bonecas de louça, miniaturas de vikings (e ter certeza que estávamos perto deles) e então fomos comer num restaurante fino, porém chinês provando sopas e frutos do mar com um picante característico do oriente. Ao sair na praça principal me deparei com um espetáculo da natureza com dezenas de árvores de folhas vermelhas apontando a chegada do Outono. Um espetáculo. Diante dela estátuas diversas, modernas e irreverentes nos sintonizava sobre as características daquele lugar moderno, cheio de arte, expressão e diversas pessoas do mundo inteiro à transitar por suas ruas. Tipico das capitais européias. 
Outono
Monumento em Oslo
Foi então que descobrimos a zona dos museus e claro, tive que ir conhecer a embarcação e alguns objetos dessa civilização e um campo externo, onde ali naturalmente à centenas de anos, eles moravam. Infelizmente sem bateria na máquina e com celulares menos potentes na época, não consegui registrar grandes imagens desse país. 
Pontes e Tuneis
 
Centro de Oslo
Mas com o museu fechando as 16h (era dez para as 4) finalmente entramos na cápsula do tempo, onde pudemos nos maravilhar com o mundo escondido dessas civilizações. Que separavam comodos em cabanas de pedra. Um comodo para cozinha, outro para o quarto do "lider", outro para mulheres, assim sucessivamente cada qual cuidava de uma parte e toda comunidade se interagia o tempo todo. Com túneis intermináveis e até PASMEN 10 minutos percorrendo de carro, descobri que aquele país era uma potência em história, gente agradabilissima, moderna e irreverente. Não deixe de conhecer a Escandinávia!
carro viking
 
barco viking
 
Sentrum - Praça Central
 
Frederickstad
Museu viking


2 comentários:

Dora Reis disse...

Relatos enriquecedores..Estou um mixto de curiosa e encantada com sua coragem. Lugares maravilhosos e mesmo inimagináveis
O museu dos vikings...Nossa !!

VEROS MUSIC disse...

Dora, a Noruega é um lugar cheio de castelos e de uma historia tao antiga, que sinceramente penso que todos deveriam conhecer e nem sempre está no roteiro turistico das agencias de viagem.
um bjo